quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Resenha: O céu está em todo lugar - Jandy Nelson

Ás vezes é preciso perder tudo para encontrar a si mesmo...

Ao pegar este livro em minhas mãos não sabia o que esperar. Mas de uma coisa eu tive certeza, de que ele seria lindo e mágico. A capa muito bem elaborada em uma textura e cor incríveis me chamou de mais a atenção.
Me surpreendi com a história, me encantei com os personagens e hoje sou prova de que o céu está em todo lugar.

"Anos atrás, estava deitada no jardim da vovó e Big perguntou o que eu estava fazendo. Disse-lhe que olhava para o céu. Ele respondeu – essa é uma concepção errada, Lennie, o céu está em todo lugar, começa aqui, aos nossos pés."
(Lennie – Página 183)

O livro conta a história de Lennie Walker, uma garota apaixonada por livros, principalmente os romances vitorianos como o Morro dos Ventos Uivantes de Emile Brontë, que segundo suas contas já o leu aproximadamente 23 vezes. Além disso, tem uma paixão incontrolável por música é uma das melhores clarinista da Clover High.
Tudo se da inicio com a perda de Bailey, sua estável, única amada irmã, que morre de forma abrupta e lança Lennie ao centro de sua própria vida e dentro de uma tristeza irreparável.

“Ás 16h48 de uma sexta-feira de abril, minha irmã estava ensaiando para o papel de Julieta e, menos de um minuto depois, estava morta. Para minha surpresa, o tempo não parou com o coração dela. As pessoas continuaram indo à escola, ao trabalho, a restaurantes; continuaram quebrando bolachas salgadas em suas sopas, preocupando-se com as provas, cantando nos carros com as janelas abertas. Por vários dias, a chuva martelou o telhado da nossa casa — uma prova do terrível erro cometido por Deus. Toda as manhãs, quando me levantava, ouvia as incessantes batidas, olhava pela janela para a tristeza lá fora e me sentia aliviada, pois pelo menos o sol tivera a decência de ficar bem longe de nós."

Longe de qualquer expectativa de melhora Lennie se vê inconsolável à cerca de um mundo que perdeu o significado. De repente encontra o consolo nos braços de Toby o até então namorado de sua irmã Bailey. Só que nem sempre o consolo que buscamos é o melhor para nós, e a culpa toma conta do coração de Lennie Walker que promete a si mesma e para Bailey que o que quer que seja que sente por Toby não é nada se comparado ao amor que sente pela irmã, e que não irá se repetir.
"E, a pior parte é que, cada vez que fecho meus olhos, vejo o rosto de leão de Toby novamente, seus lábios bem na minha frente, e isso me deixa arrepiada da cabeça aos pés, não com culpa, como deveria ser, mas com desejo, e então, assim permito que minha mente forneça a imagem de nós dois nos beijando, vejo o rosto de Bailey se contorcendo pelo choque da traição, ao nos observar lá de cima: seu namorado, seu noivo, beijando sua irmã mais nova traidora em sua própria cama. Eca. A vergonha me espreita como um cão."(Lennie - Página 69)
Não só Toby tem o poder de acalentar o coração de Lennie. Joe Fontaine o mais novo aluno e integrante da banda do Clover, lindo com seu Sorriso Radiante Francês. Não só conquista Lennie a quem ele chama de John Lennon, mas também à sua avó e seu tio Big, ou seja, o que restou de sua família, pois Lennie tem uma mãe de gene impaciente, que segundo vovó, o que particularmente é um termo usado para descrever que sua mãe é uma aventureira que se deu ao luxo de conhecer novos ares. Voltando a Joe Fontaine que é o francês e mais charmoso personagem do livro, consegue levar Lennie aos céus á livrando, não por completo, da falta de carinho e da tristeza que estão estampados em sua vida.

-Minha nossa! - diz, puxando-me agora mais perto dele e em seguida nos beijamos indo tão longe no céu que acho que nunca mais vamos voltar. Se alguém perguntar onde estamos, mande olhar para cima.(Lennie e Joe  - Página 407)
O romance é uma celebração do amor, também um retrato da perda. A luta de Lennie para encontrar sua própria melodia em meio ao ruído que a circunda é sempre honesta, porém hilária e, sobre tudo, inesquecível.
O livro é surpreendente e não podia ser diferente, presente incrível da nossa parceira Editora Novo Conceito, ele veio pra ficar nos corações de quem o ler, inesquecível, uma leitura obrigatória.


Resenha: O céu está em todo lugar - Jandy NelsonEnviar para o Twitter

2 comentários:

  1. Eu adorei esse livro. Achei tão fofinho *-*

    Beijos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro deve ser maravilhoso! Ótima resenha!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião!!!Ela é de extrema importancia para mim!!!