segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Datas Especiais-Dia Nacional do Livro & Halloween.

Todos aqui sabem o quanto eu sou atrasada e desligada, por isso vou me comprometer com vocês que farei todos os posts nos seus respectivos dias.
No dia 29 de Outubro foi comemorado o dia Nacional Do Livro coisa que interessa a todos nós que amamos livros não é mesmo, e no dia 31 de Outubro ontem foi comemorado o Halloween ou dia das bruxas como vocês preferirem. Hoje vou estar falando um pouquinho de cada uma dessas datas e como como elas são comemoradas no Brasil.

                                          O dia Do Livro

No dia 29 De Outubro comemora-se o Dia Nacional do Livro e vocês sabem por que é comemorado nesse dia???
Comemoramos o dia Nacional do livro no dia 29 de Outubro porque nesse mesmo dia, em 1810 foi fundada aqui a Biblioteca Nacional, que nasceu da transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil.
Porém o dia Internacional do livro é comemorado no dia 23 de Abril.
Já pararam para pensar e refletir sobre quantos livros existem espalhados pelo mundo todo?
E já existe uma estimativa para esse numero: em Agosto os responsáveis pelo Google Books, que pretendem digitalizar todos os livros do planeta, realizaram o cálculo de quantos livros havia no mundo até tal data. Resultado?

129.864.880  LIVROS

Muitos Livros, vocês não acham???

Por isso e muito mais que gostaria de desejar a todos que amam livros como eu, independente do gosto literário todos devem ter um Feliz Dia do Livro!!!

 Haloween
 

No dia 31 de Outubro véspera do dia de Todos os Santos é comemorado o Halloween mais conhecido no Brasil como Dia das Bruxas .
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de Outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
O mito da abóbora vem de uma antiga lenda que conta que um homem chamado Jack morreu e foi proibido de entrar no Paraíso por ter sido muito avaro enquanto vivo. Quando chegou ao inferno, decidiu pregar uma brincadeira no diabo e desenhou uma cruz no tronco de uma árvore. Aprisionado dentro da árvore, o diabo teve que jurar que não iria mais tentar Jack. Feita a promessa, ele fechou as portas do inferno, condenando o moço a vagar pelo mundo até o juízo final. Jack pediu um pouco de fogo para iluminar a escuridão, mas só recebeu um pedaço de carvão em brasa. Decidiu colocá-lo dentro de um nabo para que não se apagasse e então surgiu a lenda do Jack o´lantern (Jack da lanterna). Os irlandeses costumavam acender velas dentro desse vegetal durante as festas do Dia-das-Bruxas. Quando foram aos Estados Unidos, no entanto, tiveram dificuldades para encontrar o nabo e o substituíram por abóboras, mais abundantes na região.
Existe também a famosa mania mais comum entre as crianças norte americanas de sair fantasiado pedindo doces nas casas e a criança que não receber o doce faz uma travessura com o dono da casa,muito legal né???
No Brasil o Hallowen não é muito comemorado, considerado aqui como o Dia das Bruxas, as vezes acontecem festas a fantasia ou algo parecido ou referente ao Hallowen mais nada comparado aos EUA que por sua vez comemora tradicionalmente.
Porém um Happy Halloween a todos que acham essa festa bonita, interessante e muito divertida!!!



Datas Especiais-Dia Nacional do Livro & Halloween.Enviar para o Twitter

Um comentário:

  1. Oiii! Adorei o post!
    Estou passando para te convidar para participar das promoções que estão rolando no meu blog:

    - Sorteio do livro "O Enigma do Fogo Sagrado", de Hermes M. Lourenço
    - Sorteio de dois exemplares do livro "A Escolha de Cada Um", de Regina Monge
    - Promoção - Ganhe um Vale Livro no valor de R$ 400,00 para gastar com os livros que quiser!
    - Retrospectiva Literária 2010

    Quando puder, passa lá... :)
    Bjsss!

    http://pensamentotangencial.blogspot.com

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião!!!Ela é de extrema importancia para mim!!!